terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Raças de Cães - Cão Lobo Checoslovaco

História e Origem

Essa é uma raça relativamente nova, foi desenvolvida em 1955 por ing. Karel Hartl na antiga CSSR (República Socialista Checoslováquia) que começou a trabalhar na ideia de misturar  Lobos dos Cárpatos com Pastor Alemão no canil da guarda da fronteira onde trabalhava. Em 1965, após o fim do experimento iniciado por ing. Karel Hartl, começou o trabalho para a criação de uma raça que teria a intenção de combinar as qualidades úteis do lobo com as qualidades favoráveis do cão.
A primeira geração de filhotes híbridos com sucesso nasceu em 1958, gerando duas famílias diferentes, que depois cruzaram entre si. A principal distinção dessa raça é a semelhança com seus ancestrais lobos. Os cães dessa raça são altos, fortes, muito ágeis e que herdaram a máscara branca que é típica dos lobos. Mais do que criar uma nova raça de cachorro, os experimentos desenvolvidos na Checoslováquia provaram que os genes de cães e lobos são compatíveis e que poderiam ser combinados para criar uma nova espécie saudável.
Cão Lobo Checoslovaco, cachorro informativo.
(fonte: tobrok.sk)

Características Importantes

(dogtime.com)
Essa raça é mais parecida com um lobo do que com um cão, podendo se dizer que eles são lobos que não têm medo do homem, raramente demonstrando ter a conexão com os humanos que as outras raças de cães apresentam, a única exceção disso sendo seu dono e em alguns casos sua família. Se você quer um cão quieto, mas que ainda assim é vivaz, majestoso, destemido e leal, essa talvez seja a sua raça.
Cachorro informativo, Cão Lobo Checoslovaco
(fonte:tobrok.sk) 

Ficha Técnica

(Ficha Técnica)

Temperamento e Cuidados




  • Valentes(no bom sentido, não são agressivos), brincalhões, ativos e extremamente inteligentes

  • Tem um temperamento bastante forte, mas com uma educação firme ele irá assimilar as ordens de seus donos com rapidez.

  • São fiéis e dóceis com seus donos

  • São muito distantes e desconfiados com estranhos
  • Respeitam as crianças e filhotes, permitindo que eles façam consigo coisas que não tolerariam de forma nenhuma de um adulto
  • Aprende facilmente a conviver com outros animais domésticos se for ensinado para isso desde pequeno.



Nunca deixe seu filhote Híbrido isolado e nem preso. É de extrema importância a sua socialização desde filhotes, ele precisa de sua atenção.
Como qualquer outra raça é necessário ter muita paciência, respeito e firmeza. 


Como qualquer outro cão lobo, a personalidade do Cão Lobo Checoslovaco é uma mistura das personalidades dos cães e dos lobos. Essa raça tende a ser de certa forma um pouco tímida, a não ser quando estão por perto de seus donos, além de se mostrarem nervosos em situações novas. Essa raça é extremamente rápida  ágil, então é importante que seja cuidadoso com eles perto de possíveis presas, incluindo outros cães. Apesar de no geral eles não atacarem outros cães a não ser que sejam provocados, é importante sempre estar alerta aos sinais corporais de seu cão.

Saúde


Como essa é  uma raça bem recente são geralmente saudáveis. A única doença comum da raça é a displasia da anca, que ocorre principalmente por causa do seu grande tamanho. A melhor forma de evitar problemas com seu cão é a boa escolha do canil, sempre procure criadores que testam seus cães reprodutores se certificando de que são livres de doenças genéticas, assegurando que estes são realmente saudáveis.

O cão lobo checoslovaco precisa de muito exercício. Recomenda-se um mínimo de 45 minutos de atividades físicas diárias.
Uma longa caminhada ou soltá-los em áreas grandes e fechadas para que possam gastar boa parte da energia que possuem.

Alimentação 

O recomendado para qualquer raça de cão é a "alimentação natural".
A carne é um alimento básico, o ideal são três porções ao dia, que pode variar com ossos e carne crua, carne de porco, cordeiro e costas de galinha também são bem vindos. A sua dieta pode ser complementada com vegetais e frutas maduras, arroz integral e batatas. 

  • Posso dar ração comercial ao meu Híbrido?


O canil Taurabera, único canil da raça no Brasil nos diz o seguinte: 


"Vamos deixar claro então que quanto mais próximo ao lobo for o seu híbrido, menores serão as chances dele se adaptar a ração comercial e maiores serão as chances dele apresentar problemas relacionados à dieta, como diarreia crônica.

Isso ocorre devido ao fato da maioria dos lobos serem alérgicos a soja e simplesmente não conseguirem digerir o milho.

Animais selvagens não estão preparados para uma alimentação tendo como base os grãos... sendo o sistema digestório dos lobos exatamente igual ao dos cães, estariam os nossos cães realmente adaptados a ingerir grãos? Pensem bem nisso!"
Cuidados com os pelos

Estes cães possuem pelagem dupla e necessitam de atenção especial durante as épocas de troca de pelos, que ocorre duas vezes ao ano.
Em períodos normais recomenda-se passar a rasqueadeira duas vezes por semana e se possível a escova todos os dias. Em época de troca de pelos passar a rasqueadeira e escovar os pelos todos os dias para retirar o excesso e evitar problemas de pele.
Cores e Padrão da Raça
A cor dele pode variar entre o cinza amarelado ao cinza prateado, sempre acompanhando a sua máscara branca. Suas pernas são longas, dando bastante agilidade e graciosidade ao seu corpo. Seus olhos são de uma cor âmbar como a dos lobos, o peito liso, cintura definida, características que ele também herdou de seus ancestrais.


Quanto custa um filhote ?
(Filhote)
Como essa raça ainda esta se disseminando no Brasil, um filhote custa R$ 6000,00(isso mesmo, seis mil) no canil Taurabera(até o momento é o único canil nacional).abaixo o link do blog do canil

Vídeos Interessantes






Fontes:
http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/cao-lobo-checoslovaco/
http://taurabera.blogspot.com.br/
http://www.dogbreedinfo.com/czechoslovakianwolfdog.htm
http://www.akc.org/dog-breeds/czechoslovakian-vlcak/
http://www.tobrok.sk/skor-ako-kupite-engl.htm
http://www.101dogbreeds.com/czechoslovakian-wolfdog-czechoslovakian-vlcak.asp
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário