quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Cão Lobo de Saarloos

Origem e História
(Cão Lobo de Saarloos)
Raça originária da Holanda e data de 1930 (alguns registros falam da década de 20), quando o holandês, Leendert Saarloos, realizou cruzamentos entre um pastor alemão chamado “Gerhard van de Fransenum” e uma loba do zoológico “Blijdorp Zoo” de Rotterdam chamada de “Fleur“. Existem versões contraditórias sobre qual a subspécie de lobo Fleur pertenceria, alguns afirmam que se tratava de uma loba da Rússia (provavelmente canis lupus albus) enquanto outros acreditam que seria um exemplar de lobo canadense ( canis lupus occidentalis ou Canis lupus lycaon).
Sua intenção era tornar seus cães mais resistentes contra doenças e problemas genéticos como a displasia. Leendert Saarloos trabalhou na criação da raça com a ajuda do geneticista holandês L. Hagendoorn até a sua morte em 1969, seu principal objetivo foi manter a saúde genética da raça e combater as características selvagens dos lobos, objetivos que ele alcançou já que o Saarloos de hoje é um cão saudável e dócil, leal e devotado ao dono.
        O Cão Lobo Tchecoslovaco foi obtido de maneira semelhante, mas é mais forte e mais independente.
Características Importantes
(dogtime.com)

Os Saarloos são cães desenvolvidos para a companhia e não servem como cães de guarda, em geral são muito desconfiados com estranhos mas nunca atacam ou demonstram agressividade contra eles, preferindo se afastar.
Não é adaptado para a vida urbana. Mesmo no campo, precisa de passeios regulares. Seu pêlo não exige qualquer cuidado particular. 
(Padrão da Raça)

Temperamento
  • Esperto,  inteligente, cuidadoso, vigilante e atento
  • Tem um bom olfato e é encantador e afeiçoado
  • É paciente com as crianças da família
  • Raramente late
  • As cadelas têm o cio apenas uma vez por ano
  • São cães realmente sociáveis, mas não convivem bem com outros cães e crianças estranhas.
  • Tem muita energia
  • Apresenta caráter independente. Ele obedece apenas a sua livre vontade, não sendo submisso.






Em grupo, seu instinto de matilha continua muito presente. Independente, teimoso, precisa de um dono capaz de dominá-lo sem magoá-lo. Os dois primeiros anos devem ser consagrados à socialização.
Em relação a seu dono ele é devotado e com alto grau de confiabilidade. Em relação a estranhos é reservado e um tanto desconfiado, demonstrando tendência de serem cautelosos com novas situações e estranhos, mas se os primeiros contatos forem bem conduzidos esta raça vai aceita-los bem. 
Sua proximidade com os lobos e sua vontade de fugir em situações inusitadas é típica do Cão lobo de Saarloos, e deve ser mantida como qualidade típica da raça em gerações futuras.







                                                          
Uma aproximação forçada por um estranho pode resultar num irresistível desejo de fugir. A eliminação dessa tendência, por exemplo, através da supressão da liberdade num cão mantido numa guia, pode fazer seu comportamento parecer nervoso.
Os Saarloos são cães desenvolvidos para a companhia e não servem como cães de guarda, em geral são muito desconfiados com estranhos, mas nunca atacam ou demonstram agressividade contra eles, preferindo se afastar.

Saúde


O Saarloos geralmente é um cão saudável, porém eles são conhecidos por sofrer de alguns problemas hereditários que valem a pena saber se esta pensando em ter um
em sua casa. As doenças que mais comuns que afetam essa raça são:
  • Displasia de quadril

  • Nanismo

  • Mielopatia Degenerativa

  • Problemas nos olhos comuns a outras raças

Alimentação 


A alimentação é a mesma de qualquer outra raça de médio porte. A quantidade diária recomendada é de 1,5 a 2 xícaras de ração de alta qualidade, divididos em duas refeições.Mas saiba que todo cão é um ser individual, a alimentação depende do tamanho, do metabolismo e de diversos outros fatores. Por isso observe se essas quantidades são suficientes para não deixar que seu amigo amigo passe fome.
Em breve postarei um guia geral sobre alimentação de filhotes e cães adultos.

Cores

A cor desta raça é a mesma do lobo, em tom mesclado de cinza ou marrom, cores muito diferentes não são permitidas para continuação da raça.










Preço do Filhote













Infelizmente não encontramos o preço do Cão Lobo de Saarloos no Brasil.
O preço do filhote no reino unido é de £ 1500(libras esterlinas), o que em reais é R$ 6298,00.



Videos Interessantes








Fontes:
http://kennelclubesp.com.br/Racas_Guia/lupoide.htm
http://www.royalcanin.com.br/breeds/dog-breeds/fci-group-1/cao-lobo-de-saarloos
http://falaanimal.blogspot.com.br/2010/07/cao-lobo-de-saarloos.html
http://www.solbrilhando.com.br/Animais/Caes/Racas/Caes_pelo_Mundo/Europa/Holanda/Lupoide_de_Saarloos.htm
http://www.pets4homes.co.uk/pets4homes/home.nsf/breedinfo/saarlooswolfdog
http://www.saarloos-wolfdog.co.uk/gallery.html
Compartilhar:

Um comentário: