segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Qual a diferença entre Lobos e Cães?

Entendendo o que é domesticação

Domesticação é o processo pelo qual o homem consegue que certas espécies animais se adaptem a sua convivência para desempenhar alguma função útil. Essa prática, relação bilateral que impõe ao homem a obrigação de cuidar de seus animais, só é possível quando as espécies em questão mostram certa predisposição ou tendência ao amansamento e toleram, em alguma medida, a presença humana. A domesticação é um processo lento e profundo que leva à modificação das espécies, não só no que diz respeito ao comportamento, mas também à morfologia e à fisiologia
.
cachorro informativo lobos e cachorros
(Lobo e Cachorro)

(Lobo Uivando)
 A convivência do homem com animais iniciou-se em tempos pré-históricos, provavelmente no neolítico, há cerca de dez mil anos. Em alguns casos, esse vínculo pode ser até anterior. Acredita-se que o cão tenha sido o primeiro animal a ser domesticado, seguido do carneiro, cabra, porco, burro, cavalo e camelo. O carneiro é, porém, o mais antigo animal de cuja domesticação existe prova arqueológica. 

(Husky Siberiano Uivando)








Com a domesticação, após algumas gerações, quase tudo no animal se modifica: porte, sentidos, desenvolvimento da musculatura e da calcificação dos ossos, cor dos olhos, velocidade da marcha, vôo ou carreira e até qualidade e cor da pelagem ou plumagem.


(Lobo)
A mutação genética provocada pela intervenção humana denomina-se seleção artificial e desempenha papel fundamental na formação das novas raças. A seleção artificial desequilibra os sistemas biológicos estáveis que determinam a reprodução do fenótipo selvagem e cria combinações de genes que, freqüentemente, não sobrevivem em estado natural.
(Husky Siberiano)

Animal doméstico x Animal de Estimação




  • Animal domesticado: Convive com o homem e desempenha um papel útil.
  • Animal de estimação: Animais que o ser humano tem ao seu lado sem nenhuma prestação de serviço além da companhia e afeto.
       O maior exemplo da diferença entre animal doméstico e de estimação é o gato, que é um animal de estimação mas não foram domesticados. Estudos recentes mostram que eles mantiveram quase os mesmos genes, preservando os mesmos sentidos e habilidades, as mesmas dietas à base de carne, e os mesmos sistemas digestivos para lidar com ser carnívoro. Também, ainda estão equipados para serem capazes de caçar e encontrar seu próprio alimento, de forma que realmente não precisam de nós.

O que difere Lobos e Cachorros?

Bom, agora que entendemos o que é domesticação e os efeitos causados como a mudança nas características morfológicas e fisiológicas como, cor dos olhos, tamanho, cor dos pelos, podemos seguir adiante.

A família Canidae(Grupo Biológico dos Lobos E Cães):


A maioria dos canídeos pode ser dividida em dois gêneros: Canis e Vulpis. A primeira inclui todas as raças de cachorros domésticos, lobos e chacais; a segunda, as raposas.
Do gênero Canis temos a espécie Canis Lupus, o Lobo Cinzento.
(Lobo Cinzento)

Segundo os zoólogos, existe apenas uma espécie de lobo, o cinzento, dividida em várias sub-espécies – o cachorro doméstico é uma delas.  O Lobo cinzento (Canis Lupus Signatus) que começou a ser demesticado há mais de 10 mil anos e ao longo do tempo vem mudando suas características fisiológicas e morfológicas(efeito este da domesticação), gerando todas as raças de cachorros domésticos(Canis Lupus Familiaris). Trabalhos genéticos comparando o DNA mostraram uma semelhança superior a 99,8% entre o cão e o lobo Selvagem, o que dificulta o trabalho dos cientistas de dizer com precisão quando a domesticação do lobo realmente aconteceu. Alguns cães domésticos ainda preservam muito da aparência, comportamento e principalmente herança genética do lobo cinzento selvagem como o Husky Siberiano, o Samoieda , Shih Tzu e Pequinês.

Por serem parentes próximos, ambos do gênero canis, cães e lobos podem até cruzar e gerar filhotes híbridos férteis. A aparência atual das raças de cachorro diferem muito em cor do pelo, dos olhos, força, tamanho entre outras características.  
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário