sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Raças de Cães - Pastor Alemão

Origem e História


Como o próprio nome sugere, esta raça teve origem na Alemanha. O Pastor Alemão é uma raça relativamente nova, criada em 1899, apesar da origem dos seus ancestrais ser datada século X. A raça deve sua existência ao capitão Max Von Stephanitz, um capitão da cavalaria alemã. Em 1898, von Stephanitz se aposentou da carreira militar e começou sua segunda carreira que provaria ser sua paixão.

O seu objetivo era criar uma raça alemã que seria incomparável no quesito pastoreio, uma raça capaz de pastorear e proteger seu rebanho.
(Pastor Alemão - Capa Preta)
Em sua viagem a procura de um pastor adequado pela Alemanha, von Stephanitz estava visitando uma exposição de cães quando um cachorro de aparência lobisona chamou sua atenção. Ele imediatamente comprou o cão, chamado Hektor Linksrhein. Mais tarde renomeado Horand v Grafeth, o corpo poderoso do cão e inteligência tão impressionado von Stephanitz que ele formou uma sociedade - a Verein fur deutsche Schaferhunde - para fundar uma raça com descendentes de Horand.
Embora sua intenção de que sua raça trabalhasse como cães de pastoreiro, a Alemanha estava se tornando cada vez mais industrializada, von Stephanitz viu a necessidade de seus cães desaparecendo. Mas ele estava determinado que sua raça continuaria como um cão de trabalho,e decidiu que o futuro do cão estava no trabalho policial e militar. 
Fazendo bom uso de suas conexões militares, convenceu o governo alemão a usar a raça durante a Primeira Guerra Mundial. O pastor alemão serviu como cão da Cruz Vermelha, como guarda, como salvador, portador de provisões e sentinela, desempenhando papeis de extrema importância durante o conflito.

Características Importantes



(Fonte: Dogtime.com)
O pastor alemão foi originalmente criado para cuidar de rebanhos durante todo o dia, isso significa que ele tem muita energia, energia esta que precisa ser gasta com exercícios diários. O pastor alemão precisa desesperadamente exercitar tanto seu corpo(jogos ou uma brincadeira no parque) quanto sua mente(exercícios de treinamento como competições de agilidade ou de obediência).








Ficha Técnica

(Fonte: Dogtime.com)

Temperamento


  • Apesar da aparência não são hostis
  • São ótimos cães de guarda
  • São confiantes e seguros de si
  • Destemidos, carinhosos com aqueles que considera membros da família
  • Serão hostis quando abordados por estranhos que pareçam ser ameaça para si e para seu dono
  • São incrivelmente leais
  • Formam laços fortes com seu dono e com membros da família
  • Um dos "defeitos" desses cães é que ele pode se tornar super protetor, o que nem sempre é uma vantagem
  • Inteligência é o foco da raça desde sua criação, por isso exercitar sua mente com jogos é de vital importância
  • Fáceis de treinar, pois uma característica forte na raça é a vontade de aprender algo novo
  • São ótimos como cães guias, pastores, policiais e também como companheiros leais para o dia a dia

Saúde



Pastores alemães são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, eles são propensos a certas condições de saúde.
As doenças mais comuns em cães da raça são:

  • Displasia da anca: é uma doença hereditária em que o fêmur não se encaixa confortavelmente na tomada pélvica da articulação do quadril
  • Displasia do cotovelo: também uma doença hereditária comum em cães de raças grandes.
  • Torção Gástrica:Comumente chamado de inchaço, esta é uma condição com risco de vida que afeta cães de grande porte. Comer muito rápido e beber grandes quantidades de água depois de comer são uma das principais causas dessa condição.O que ocorre é que o estomago é distendido com gás ou ar e em seguida torce. A pressão arterial cai e o cão entra em choque.
  • Mielopatia degenerativa: é uma doença degenerativa progressiva da medula espinhal. A doença progride a um ponto que o cão não posso mais andar.

Algumas Curiosidades



O pastor alemão é uma das três raças mais inteligentes do mundo, protagonizando filmes e seriados, e é uma das principais raças de guarda. Em pouco tempo, o Pastor Alemão provou ser um cão policial mais do que competente. Não é a toa que ocupa o 3° lugar das raças de cães mais inteligentes.

Cores e Padrão da Raça


As cores variam desde o preto, com marcas marrom avermelhado, marrons ou amarelos, até o cinza claro. 
Confiram algumas cores abaixo:










Confiram mais cores em: 

Quanto custa um filhote?


Essa raça é muito comum no Brasil e não é difícil encontrar canis em todos os Estados.
O preço do filhote de Pastor Alemão varia entre R$ 1000,00 e R$ 2500,00.
(Foto: Divulgação)


Fontes: 
http://www.adestracaodecaes.com.br/como-adestrar-um-pastor-alemao/

http://dogtime.com/dog-breeds/german-shepherd-dog#/slide/1


Compartilhar:

Um comentário: