segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Raças de Cães - Cão Boiadeiro Australiano (Australian Cattle Dog)

Origem e História do Cão Boiadeiro Australiano

Cachorro informativo - Cão Boiadeiro Australiano

O cão Boiadeiro Australiano (Australian Cattle Dog) ou Blue Heeler ou ainda Burriler foi desenvolvido por colonos Ingleses no século XIX para rebanho do gado em grandes ranchos, sendo este cão o resultado de muitos cruzamentos. O Boiadeiro Australiano derivou-se primeiramente de uma mistura de Collie Escocês e de Dingos Australianos selvagens. As raças Kelpie, Dálmata e Bull Terrier também foram adicionados. O resultado gerou um cão excelente para agrupar o gado como poucas raças o fazem. O Boiadeiro Australiano trabalhava quieta e vigorosamente, sempre dispostos e capazes de guiar o gado através de longas distâncias mesmo com muitos obstáculos no caminho.

A raça foi conhecida pela primeira vez como o Australian Heeler, e depois como o Australian Cattle Dog(Cão Boiadeiro Australiano), que hoje é o nome oficial na Austrália e em outros países. No entanto, algumas pessoas ainda chamam o Cão Boiadeiro Australiano de Blue Heeler ou Queensland Heeler.
Depois de um período na classe indefinida, o Cão Boiadeiro Australiano foi aceito para o registro pelo AmericanKennel Club(AKC) em maio de 1980. Ele se tornou elegível para exibição no Grupo de Trabalho a partir de setembro de 1980. A raça foi transferida para o Grupo de Cão de Pastoreio em janeiro de 1983.

Características Importantes


Este nosso amiguinho canino é extremamente ativo fisicamente e muito inteligente, por isso precisa de atividade física regular para mantê-lo ocupado e feliz. É muito apegado, protetor e fiel ao seu cuidador. Bastante resistente, obstinado, independente, energético e incansável. São fáceis de treinar e obedientes. O que mais impressiona enquanto está desenvolvendo o trabalho de pastoreio é a sua agilidade.


Confira Abaixo as características mais importantes do Cão Boiadeiros Australiano como: Tolerância a ficar sozinho, tolerância ao calor, gosto por brincadeiras, seu nível de apego ao dono e a família amizade com outros animais, amizade com estranhos, facilidade de treinamento, amizade com crianças, se é cão de guarda, seu nível de inteligência, se é bom para vida em apartamento etc.
Burriler, Cão Boiadeiro Australiano, Blue Heeler - Características Importantes
(características importantes do cão boiadeiro australiano)

Comportamento/Temperamento


A lealdade e o instinto de proteção dos “Cattle Dog’s” (cães boiadeiros) o tornam um cão ideal para a guarda do fazendeiro, do rebanho e da propriedade. 
(Cão Boiadeiro Australiano Rebanhando o Gado)

Embora tenha uma desconfiança natural com estranhos ele é fácil de lidar e treinar. Sempre alerta, extremamente inteligente, atento, corajoso e fiel, com uma implícita devoção ao dever, o que o torna um cão de trabalho ideal.

Atenção, este animal foi desenvolvido para pastorear o rebanho com força e rapidez onde seu instinto o leva a morder, se este instinto não for canalizado devidamente com treinamento quando ainda filhotes este pode morder qualquer coisa que se mova como crianças, outros animais, carros etc., não por maldade mas por instinto, então cabe ao dono socializa-lo desde filhote.

Uma curiosidade sobre o cão Boiadeiro Australiano é que ele é o décimo cachorro maisinteligente do mundo segundo a AKC(AmericanKennel Club).

Ficha Técnica


O tamanho do macho varia de 46 a 50 cm e a fêmea de 43 a 48 cm e a expectativa de vida do Cão Boiadeiro Australiano é de 10 a 13 anos. 
ficha técnica -cão boiadeiro australiano - Cachorro informativo
(ficha técnica - Cão Boiadeiro Australiano)

Alimentação do Cão Boiadeiro Australiano


A alimentação depende muito do porte do seu cachorro e de suas individualidades, fica a critério do cuidador escolher a ração ou alimentação que melhor satisfaz seu companheiro. É de suma importância que trabalhe em conjunto com seu veterinário para a melhor escolha da alimentação de seu amiguinho assim tornando sua vida longa e saudável. E não esqueça que seu companheiro precisa de água limpa, fresca e disponível a todo o momento.

Quantidade diária recomendada: 1,5 a 2,5 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições.

NOTA: É importante ressaltar que cada cachorro tem sua necessidade individual, pois possuem metabolismos diferentes, níveis de atividades físicas diferentes e vivem em ambientes diferentes. Portanto fique atento as necessidades de seu companheiro.

Saúde

Suas unhas precisam de um cuidado especial sendo necessário ser aparadas para evitar crescimento excessivo e rachaduras. Suas orelhas devem ser verificadas para evitar acumulo de ceras que podem levar a infecção. Seus dentes devem escovados regularmente.

Geralmente o Cão Boiadeiro Australiano é muito saudável, mas seu dono deve estar ciente sobre possíveis doenças da raça como atrofia progressiva da retina (deterioração gradual da retina), Displasia de anca (Trata-se de uma condição hereditária em que o fêmur não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril), Surdez. 

Pelagem


A pelagem do cão Boiadeiro Australiano resiste bem a todos os climas sem odor e resíduos oleosos. Possui uma camada dupla que se renova duas vezes ao ano, então cuidado, o Cão Boiadeiro Australiano precisa de escovação semanal e banhos ocasionais, sendo duas vezes por mês ou mais dependendo da necessidade do seu cão.


Padrão da Raça

(Padrão da Raça - Cão Boiadeiro Australiano)

Cor

As cores da raça Cão Boiadeiro Australiano puro são azul, azul mosqueado ou azul salpicado com ou sem outras marcas e Ruivo Salpicado.




Preço do Filhote

(filhote de Cão Boiadeiro Australiano na cor Azul)

O preço do filhote do Cão Boiadeiro Australiano puro no Brasil varia entre R$ 1500,00 e R$2500,00.




Fontes: 
http://www.brasilkennelclub.org.br/
http://dogtime.com/dog-breeds/australian-cattle-dog#/slide/1
http://tudosobrecachorros.com.br/2012/09/australian-cattle-dog-boiadeiro-australiano.html
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=blue_heeler.htm
Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário