sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Raças de Cães - Mastiff Tibetano / Mastim Tibetano

Origem e História

(Mastiff Tibetano)

O tipo de cão Mastiff se originou no Tibet há cerca de 5000 anos atrás e segundo estudos de DNA o Mastiff Tibetano é descendente desses cães primitivos. Como muitas outras raças de cães, o Mastiff Tibetano tem uma história desconhecida, pouco se sabe sobre  eles antes de 1800. Mas os Mastiffs se desenvolveram em dois tipos diferentes no Tibet: os DO-Khyi que moravam em aldeias ou viajavam com pastores nômades e eram usados como guardas dos rebanhos. 

Os Tsang-Khyi eram maiores,  estes serviam como cães de guarda dos monges budistas tibetanos. Apesar de um pouco mais difundida ainda é muito dificil encontrar um cão dessa raça nas ruas.  Por exemplo no próprio Tibet onde a raça foi desenvolvida, é raro encontrar um cão puro.

Ficha Técnica


O Mastif Tibetano ou Mastim Tibetano é um cão de aparência nobre. É uma raça grande mas não gigante como todos pensam. O tamanho do macho e da fêmea pode variar de 66 á 74 cm e sua expectativa de vida é 10 a 14 anos. O seu peso vária de 68 á 78 kg.
(Ficha Técnica)

Características Importantes


O Mastiff Tibetano é ótimo com crianças, mas crianças mais velhas, pois apesar de nunca querer machuca-las ele é um cão muito grande, pesado e forte, podendo facilmente derrubar e pisar em um adulto apenas em uma brincadeira.
Confira abaixo as principais características dessa raça maravilhosa como, tolerância ao frio, ao calor, o  nível de apego a família amizade com estranho e muito mais:
(características importantes)

Nunca grite ou corra de uma Mastiff Tibetano, seja calmo e tranquilo, isso pode excita-lo a brincar e te render muitos machucados.

O Mastiff Tibetano se da muito bem com gatos e outros cães, assim com outros animais se eles crescem juntos, depois de adultos é necessário um certo período de adaptação com muito cuidado e paciência.

Temperamento


O Mastiff Tibetano é um cão calmo, muito inteligente, independente, mas também reservado. Por ser uma raça de cão territorial ele é distante com estranhos e muito protetor a família e a casa mas nunca tímido. Para evitar agressividade vinda de seu grande senso de territorialidade é dever do dono socializá-lo desde filhote, passeios em parques com muitas pessoas e visitas em casa é uma boa forma de começar. Com excessão do ambiente familiar, essa raça deve sempre andar com coleira.
(Mastiff Tibetano)

Saúde


O Mastiff Tibetano é uma raça de cão geralmente saudável, porém como todas as raças de cães, os Mastiffs Tibetanos podem ser afetados por certos problemas de sáude.
(Aparência Padrão do Mastiff Tibetano)

Os problemas de saúde mais comuns para essa raça de cão são:

Displasia coxofemoral canina (DAC), que é uma doença hereditária em que o Fêmur não se encaixa de maneira correta na articulação do quadril.
Displasia do cotovelo, também é uma doença hereditária que é comum em raças de grande porte e como o nome ja diz afeta o cotovelo do cão.
Panosteitis é uma inflamação dos ossos de cães de raças de grande porte.
Hipotireoidismo auto-imune

Cuidados


Sua camada de pelos pesada não o torna um cão para viver em regiões quentes e úmidas. Durante o calor ele deve sempre ter acesso a água fresca e sombra.
O Mastiff Tibetano é uma raça de cão que precisa ser criada com a família, dentro de casa. Precisa também de espaço, não sendo recomendada para pessoas que moram em apartamentos, o melhor é que o dono more em uma região rural.

Essa é uma raça de cão muito inteligente por isso é necessário treina-lo e socializa-lo desde o dia em que ele chega em sua casa, evitando assim futuros transtornos quanto ao comportamento territorialista e protetor do seu Mastiff Tibetano. A boa notícia é que são muito calmos e aprendem rapidamente qual é o seu lugar na matilha.

Pelagem e Cor


Sua pelagem consiste em duas camadas. A primeira com textura grossa e reta, longa e muito pesada. A parte inferior é macia e lembra algodão. Apesar dessa densa camada de pelos, o Mastim Tibetano não solta muito pelo.

Os machos normalmente tem mais pelo do que as fêmeas, incluindo a juba em volta do pescoço, que é uma característica comum aos Mastiffs Tibetanos. Essa juba confere o nome de Leão do Tibet ao Mastiff Tibetano.
As cores dessa raça são: preto, marrom, dourado e azul, com ou sem marcas cor Bronze acima e ao redor dos olhos.

Branco
Preto
Dourado






Marrom

Preço do Filhote



Esta é a raça de cão mais cara do mundo, então prepare-se, pois o preço de uma filhote de Mastiff Tibetano gira em torno de 1,5 milhões de reais.




Fonte:
www.dogtime.com
www.akc.com

Compartilhar:

0 comentários:

Postar um comentário